Ouvindo...

Lula sanciona lei que cria a Carteira Nacional do Docente

Documento vai funcionar como identidade profissional e dará acesso a benefícios culturais, bancários e de hospedagem

Presidente Lula sanciona carteira que concede descontos e benefícios a professores de todos os níveis de ensino, de sistema público e privado

O magistério brasileiro ganhou nesta quinta-feira (11) um novo instrumento de valorização e reconhecimento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria a Carteira Nacional do Docente do Brasil (CNDB), documento oficial de identificação destinado exclusivamente a professores das redes pública e privada, em todos os níveis de ensino básico e superior.

A proposta, considerada um avanço histórico pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo não apenas simplificar a comprovação da profissão, mas também ampliar o acesso dos professores a benefícios culturais e de consumo.

O que muda para os professores

Até agora, para ter direito a descontos em eventos ou em determinados serviços, docentes precisavam apresentar contracheques, declarações de vínculo empregatício ou até recorrer a carteirinhas emitidas por sindicatos locais. A CNDB vem para substituir essa burocracia.

Com a nova lei, bastará apresentar o documento para garantir vantagens que incluem:

  • Descontos em atividades culturais: entrada reduzida em cinemas, teatros, museus e shows.
  • 15% de abatimento em diárias de hotéis conveniados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
  • Cartão de crédito sem anuidade emitido pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, em parceria com o MEC.
  • Novos benefícios a serem anunciados em outubro, mês de estreia do programa.
Leia também

Como solicitar a carteira

A emissão será gratuita e ocorrerá de forma digital e física. Professores interessados deverão se cadastrar no site do programa Mais Professores para o Brasil, utilizando login Gov.br (CPF e senha). Durante o cadastro, será necessário informar vínculo profissional, município e estado de atuação.

As informações passarão por checagem automática em bancos de dados oficiais, como o Censo Escolar e a Receita Federal. A expectativa do MEC é que o documento esteja disponível a partir de 15 de outubro de 2025, em comemoração ao Dia do Professor.

Um símbolo de reconhecimento

Durante a cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto, Lula afirmou que a carteira representa mais do que acesso a descontos: é um ato simbólico de valorização. “O professor precisa ser respeitado e valorizado. Essa carteira é um passo para facilitar a vida desses profissionais e reafirmar o papel essencial que eles têm no desenvolvimento do país”, destacou o presidente.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também enfatizou o caráter prático e simbólico da medida. “Antes, o professor tinha que carregar contracheques para garantir algum desconto. Agora terá um documento único, válido em todo o Brasil. É um reconhecimento justo para uma categoria que forma todas as outras”, declarou.

Parte de um pacote maior na educação

A criação da CNDB integra uma série de ações do governo federal na área da educação nos últimos dois anos e oito meses. Entre os principais avanços anunciados pelo MEC estão:

  • Retomada e entrega de 1.779 obras da educação básica, incluindo creches e escolas que estavam paradas há anos.
  • Ampliação do ensino integral, com um milhão de novas matrículas.
  • Expansão da rede federal, com a criação de 100 novos institutos federais e 10 campi de universidades.
  • Programas de permanência estudantil, como o Pé-de-meia, que atende quatro milhões de jovens, e o Partiu IF, cursinho preparatório para ingresso em institutos federais.
  • Formação e valorização docente, com entrega prevista de 100 mil computadores para professores até o fim do semestre.

Segundo o governo, a carteira docente se soma a essas iniciativas como uma ferramenta que dialoga diretamente com o cotidiano dos profissionais, oferecendo vantagens práticas e reconhecimento social.

Próximos passos

O MEC informou que em outubro será lançado um edital para credenciar empresas interessadas em aderir ao selo “Empresa Parceira do Professor”, oferecendo benefícios adicionais para quem apresentar a CNDB. A expectativa é ampliar a rede de vantagens para áreas como transporte, livrarias, tecnologia e saúde.

Além disso, o documento terá validade nacional e poderá futuramente ser integrado a aplicativos de identificação digital, facilitando o uso pelo celular.

Com a sanção da lei, a Carteira Nacional do Docente se consolida como uma política inédita no Brasil, que une reconhecimento simbólico e benefícios práticos. Para o governo, é um passo na agenda de valorização da educação; para os professores, pode representar o início de uma nova fase de pertencimento e identidade profissional.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.