Ouvindo...

Lula recebe líderes estrangeiros, faz reunião ministerial e vai a MG na próxima semana

Presidente focará apenas em agendas no Brasil após retornar da Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda cheia de compromissos na próxima semana.

Ele recebe os presidentes da Nigéria, Bola Tinubu, na segunda-feira (25), e do Panamá, José Raúl Mulino, na quinta (28). Os encontros acontecerão no Palácio do Planalto e fazem parte de uma estratégia do petista para abrir novos mercados após a sobretaxa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, a exemplo da reunião com o presidente do Equador, Daniel Noboa, na última segunda (18).

Na terça-feira (26), será realizada uma reunião ministerial, com foco nas ações que o governo deve adotar no segundo semestre. Estão no radar, por exemplo, o lançamento de um programa de crédito habitacional para reforma de casas, voltado para famílias de baixa renda, e novo formato do Auxílio Gás, que será rebatizado de “Gás para Todos”.

Esse será o segundo encontro do petista com sua equipe no ano. O primeiro foi realizado em janeiro.

Leia também

Lula também assina no dia seguinte o decreto que regulamenta a chamada TV 3.0, tecnologia com imagem em alta definição e som imersivo, além de maior integração com a internet. As primeiras transmissões estão previstas para começar durante a Copa do Mundo de 2026.

A agenda ainda prevê uma reunião com governadores dos Estados que integram os biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal para debater o enfrentamento à temporada de incêndios florestais, potencializada com o período mais seco no país, na próxima quinta (28).

Por fim, o presidente encerra a semana em Contagem, na sexta-feira (29). No município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Lula deve anunciar propostas selecionadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nas modalidades Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota, e visitar as obras do Corredor da Avenida Maracanã.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.