Ouvindo...

Lula chama Bolsonaro de ‘frouxo': ‘pede Pix e anistia antes de ser condenado’

Sem citar nomes, presidente ainda completou: ‘Quem é frouxo não deveria fazer bobagem’

O presidente Lula em entrevista coletiva nesta terça (3)

Durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, nesta terça-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas indiretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao afirmar que nunca pedirá doações via Pix e que não pretende solicitar anistia antes de ser condenado pela Justiça.

Leia mais: Lula diz que quer assinar acordo Mercosul-União Europeia até dezembro

“Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado”, afirmou Lula, em discurso no Palácio do Planalto.

Sem citar nomes, o presidente completou: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem.”

Leia também

Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe para impedir a posse de Lula. Desde que deixou a presidência e passou a enfrentar ações na Justiça, Bolsonaro tem recebido apoio financeiro de aliados por meio de doações e já defendeu anistia a investigados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O evento marcou o anúncio do Plano Safra 2025/2026, que prevê R$ 516,2 bilhões em crédito para o setor agropecuário. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio