Ouvindo...

Edilene Lopes | Reunião entre Lula e Trump pode acontecer na Malásia

Encontro de países do Sudeste Asiático será em outubro e é considerado um território neutro

Presidentes Lula e Trump se reuniram rapidamente na Assembleia da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano Donald Trump devem se reunir, à distância, na semana que vem ou na próxima. No entanto, a novidade é que um encontro presencial não está descartado e pode acontecer em outro país e não nos Estados Unidos.

Território neutro

Entre os interlocutores, há quem considere o território neutro a melhor opção.

Malásia

O próximo evento, que pode contar com a participação dos dois, para que haja uma reunião às margens do evento é a Reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático, de 26 a 28 de outubro, na Malásia.

Constrangimento

Até lá, a diplomacia deve costurar uma ligação telefônica entre os dois. A preocupação de interlocutores é que Lula seja exposto a algum constrangimento, como o que passou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky que foi chamado por Trump de ditador em uma transmissão ao vivo no salão oval na Casa Branca.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.