A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) avalia como positiva a aprovação provisória do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia ocorrida nesta sexta-feira (9), em Bruxelas. O tratado cria um mercado de 722 milhões de consumidores e prevê eliminar tarifas sobre 91% das mercadorias, mas o analista Felipe Ramon defende cautela por possíveis efeitos divergentes entre os setores. Entre 2021 e 2025, as exportações mineiras para o bloco somaram cerca de US$ 31,0 bilhões, com protagonismo para o café e minério de ferro.
Hotéis de lazer em Minas projetam alta ocupação em 2026 com feriados prolongados
O setor de hotéis de lazer em Minas Gerais inicia 2026 otimista após registrar 98,63% de ocupação no Réveillon e vislumbra uma temporada aquecida devido aos 10 feriados nacionais prolongados. O presidente da Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla), Alexandre Santos, avalia que a vasta oferta de pacotes pode pressionar as diárias para baixo. Segundo o dirigente, esse cenário favorece o volume de negócios e beneficia o hóspede com promoções variadas.
Exportação de soja em janeiro pode igualar recorde de 2024
As exportações brasileiras de soja devem atingir 2,40 milhões de toneladas em janeiro e igualar o recorde de 2024, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta quinta-feira (8). O volume é impulsionado por estoques remanescentes e cargas atrasadas pelas chuvas em dezembro, representando mais que o dobro do registrado no mesmo mês do ano passado.