Ouvindo...

Lula diz que quer assinar acordo Mercosul-União Europeia até dezembro

Presidente assume o comando do bloco sul-americano nesta quinta-feira (3)

O presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (1º) que quer assinar o acordo econômico do Mercosul com a União Europeia até dezembro, quando encerrará sua gestão à frente do bloco sul-americano. Ele assume a presidência rotativa do grupo na próxima quinta-feira (3).

“Eu assumo a presidência do Mercosul agora, dia 3, na Argentina. E antes de eu deixar a presidência do Mercosul, nós vamos consagrar o acordo Mercosul-UE, definitivamente”, disse o petista durante o evento de lançamento do Plano Safra para a agricultura empresarial.

Leia também

Anunciado em dezembro do ano passado, o acordo prevê uma zona de livre comércio entre os países membros dos blocos, facilitando importações e exportações. Além disso, o tratado também estabelece regras comuns sobre questões como propriedade intelectual, sustentabilidade, direitos trabalhistas e práticas comerciais.

Entretanto, a assinatura enfrenta a resistência dos europeus, sobretudo dos agricultores franceses, que querem evitar a perda de mercado com os produtos sul-americanos. No começo de junho, durante sua visita à França, Lula chegou a pedir que o presidente do país, Emmanuel Macron, “abra o coração” para concluir o acordo.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.