Ouvindo...

Motta diz que Lula está ‘caminhando para quarta eleição’ em 2026

O presidente da Câmara participou de um evento privado em São Paulo nesta sexta-feira e fez uma avaliação dos desafios da Casa diante da “polarização” do Brasil

Hugo Motta, deputado presidente da Câmara Federal.

Durante um evento privado em São Paulo nesta sexta-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que Lula (PT) está “caminhando” para a reeleição em 2026, em busca de seu quarto mandato na Presidência da República. “Temos, pela primeira vez, um presidente três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a quarta eleição, em processo de reeleição”, disse Motta.

O deputado comentou sobre o papel da Câmara em um Brasil que, segundo ele, está polarizado desde 2022. Ele citou também o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, e as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao Brasil. “Tudo isso faz com que o desafio da Câmara seja muito grande, porque tudo acaba empacando e todas as matérias, tudo que se discute, acaba nesse debate da radicalização da democracia”, declarou.

Leia também

As declarações de Motta foram feitas durante discurso no 18º Encontro de Líderes da Comunitas, organização sediada na capital paulista.

PL da Anistia

Recentemente, Motta esteve à frente da Câmara durante a aprovação de dois textos que mobilizaram manifestações contrárias nas ruas de várias capitais brasileiras: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), popularmente conhecida como “ PEC da Blindagem”, e o regime de urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia, que beneficia condenados por atos antidemocráticos, incluindo os crimes de 8 de janeiro.

A aprovação das pautas gerou críticas de políticos da base do governo Lula, da classe artística e também provocou protestos populares, registrados no último domingo (21).

Na segunda-feira (22), em outro evento, desta vez voltado para o mercado financeiro, Motta declarou que era o momento de “tirar da frente todas essas pautas tóxicas” e que “ninguém aguentava mais essa discussão”.

O regime de urgência do PL da Anistia foi aprovado no dia 17 de setembro, com 311 votos a favor, 163 contrários e 7 abstenções. Na prática, a aprovação permite que o texto seja votado diretamente em Plenário, sem passar antes pelas comissões da Casa.

Já a PEC da Blindagem, que amplia a proteção de parlamentares contra investigações e processos criminais e civis, foi aprovada em primeiro e segundo turnos na Câmara. No Senado, no entanto, a proposta foi derrubada de forma unânime pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.