O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que terá mais uma discussão, na próxima quarta-feira (17), para discutir com líderes da Câmara a possibilidade de colocar em votação a urgência na proposta que concede anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
A declaração foi feita nesta terça-feira (16), após reunião com líderes da Casa. Durante o encontro, representantes da oposição reforçaram a pressão sobre Motta para que a proposta avance. O pedido de urgência ao projeto foi protocolado ainda em abril, mas nunca chegou a ser votado.
Para que a tramitação em regime acelerado seja aprovada, o requerimento precisa do apoio de pelo menos 257 deputados. Caso seja aceito, a proposta passa a ter prioridade na pauta do plenário, encurtando o tempo de análise. Se aprovado pelos deputados, a anistia segue para o Senado.
Em publicação nas redes sociais, Motta confirmou a convocação de uma nova reunião de líderes: “Amanhã convoquei nova reunião de líderes para deliberar sobre a urgência dos projetos que tratam do acontecido em 8 de janeiro de 2023”, escreveu.