Ouvindo...

Bertha Maakaroun | Três dezenas de prefeitos vão passar uma semana em Miami para conferência

Segundo o convite, associação está cobrindo todos os custos com aéreo, hospedagem, seguro de viagem e taxa de visto

A conferência irá acontecer entre os dias 29 e 30 de setembro

Com tantos recursos tecnológicos para comunicação a distância em áudio e vídeo, por que prefeitos municipais precisam deixar as suas cidades para ir a Miami participar de uma conferência? Essa é uma pergunta para três dezenas de prefeitos mineiros que estão viajando neste sábado 27 de setembro com retorno previsto para o próximo sábado, 4 de outubro.

Segundo convite encaminhado pela Associação de Municípios de Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), que agora se transformou na Associação dos Municípios Integrados de Minas Gerais (Amimg), a conferência irá acontecer entre os dias 29 e 30 de setembro.

Leia também

E durante o evento, será celebrado um acordo cooperação técnica entre o Consórcio Internacional de Comércio de Miami-Date, a Prefeitura de Miami-Date, a Sister Cities International e a Amimg.

De acordo com a programação informada no convite enviado aos prefeitos, nos dias 1º e 2 de Outubro farão visita técnica à Prefeitura de Miami-Date para promover intercâmbios nas áreas de infraestrutura, limpeza urbana e gestão de resíduos. Além de acompanhar a palestra de um prefeito norte-americano e um debate sobre saneamento básico, educação, saúde e processos administrativos.

Nos dias 3 e 4 não foi indicada programação. Segundo o convite, a associação está cobrindo todos os custos com aéreo, hospedagem, seguro de viagem e taxa de visto. Procurada, a associação – que recebe mensalidades das prefeituras associadas - informou que arrecadou os valores da viagem dos prefeitos em editais de patrocínio.

E acrescentou que o custo da viagem dos prefeitos é coberto pela associação, mas que as primeiras-damas, que os acompanham, estariam pagando as suas despesas. Atualmente, essas prefeituras pagam mensalidades à Amimg, segundo o porte do município. Trata-se, portanto, de uma pessoa jurídica de direito privado, mantida com recurso público.

A Amimg mantém parceria com o Consórcio Interfederativo de Minas Gerais – Ciminas, que licita atas de serviços, às quais as prefeituras aderem, deixando entre 2,5% e 5% para o consórcio segundo o tipo de serviço contratado.

Dizem por aí que não existe almoço grátis. Por isso mesmo, os prefeitos que estão embarcando com as suas esposas nessa caravana para Miami deveriam parar de postar nas redes sociais que não haverá custo algum para o município.

Jornalista, doutora em Ciência Política e pesquisadora

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.