Ouvindo...

João Vítor Xavier | Cruzeiro deve investir na juventude na lateral direita

Clube tem que pensar em jogadores que deem retorno financeiro no futuro

A lateral direita é uma posição muito carente no futebol brasileiro. Quando pegamos o histórico recente de laterais pelo Brasil, vemos que está todo mundo sofrendo com a posição.

Dito isso, entendo o fato de o Cruzeiro ter buscado um jogador experiente como Fagner. Ele teve utilidade, entrou em jogos importantes, em momentos importantes. É sempre um cara que traz uma liderança. Foi um jogador de Copa do Mundo, de muitos títulos com a camisa do Corinthians, jogou em Seleção Brasileira. Isso tudo traz muito peso.

Mas enxergo o futebol de uma maneira um pouco diferente. Até de uma maneira parecida com o movimento que vejo o Cruzeiro fazer neste momento, que é buscar jogadores que darão retorno técnico, mas que também podem buscar retorno financeiro no futuro.

Você pega o caso de Kauã Morais, por exemplo. Jogador novo, muito elogiado no futebol do Paraná. Fez boas partidas pelo Athletico-PR na Série B do Campeonato Brasileiro. O Athletico sentiu a saída do jogador.

Eu gosto mais quando os times montam um planejamento estratégico de campanha também pensando na oportunidade de revelar bons jogadores, que terão mercado no futuro.

Por que o Palmeiras e o Flamengo estão voando hoje? Pega a lista de jogadores que as duas equipes venderam nos últimos anos. Olha o tanto de dinheiro que eles fizeram.

O Cruzeiro tem que fazer isso também. Fagner não é um cara que vai dar retorno financeiro ao clube. Prefiro que o clube tente uma opção como Kauã Morais, jogadores mais jovens.

Vejo o Cruzeiro fazendo esse movimento e concordo com ele. Não dá para ser um time só de meninos, mas ter espaço para revelar bons talentos e contratar jogadores ‘semi-prontos’, como é o caso de Kauã, é uma estratégia boa.

Leia também

Apresentador do programa Bastidores | Informações exclusivas e opiniões fortes sobre o Esporte