Classificação em primeiro na Copa é fundamental para planejamento da Seleção; entenda

Brasil terá como adversários Marrocos, Escócia e Haiti na disputa por uma vaga na fase eliminatória

Rodrigo Caetano, coordenador de seleções da CBF

A classificação ao mata-mata da Copa do Mundo como primeiro colocado do Grupo C tornou-se prioridade para a Seleção Brasileira. Rodrigo Caetano, diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), explicou o motivo.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o dirigente revelou que a posição do Brasil na chave será fundamental para o planejamento e logística da equipe. A Seleção terá como adversários Marrocos, Escócia e Haiti na disputa por uma vaga na fase eliminatória.

O estafe brasileiro deseja permanecer na costa leste dos Estados Unidos, região onde o Brasil disputará seus jogos da fase de grupos. Nova York, Filadélfia e Miami são as cidades que receberão as partidas da Amarelinha.

“Essa é nossa avaliação. Além do fato de termos a responsabilidade de representar a maior seleção do mundo, o primeiro lugar nos traz algumas vantagens, porque, caso contrário, teremos que jogar no México passando em segundo, e isso modifica muito o planejamento”, explicou Rodrigo Caetano.

Além dos desafios técnicos da Copa do Mundo, o Brasil também terá de lidar com o forte calor que acomete o hemisfério norte entre junho e julho. Sobre isso, Caetano demonstrou preocupação com o desgaste físico.

“Quanto mais energia você absorver nesse momento, lá na frente pode fazer diferença quando tivermos jogos eliminatórios em alguma fase”, concluiu.

Logística do Brasil

Caso a Seleção Brasileira avance como primeira colocada do grupo, continuará “hospedada” na mesma região dos Estados Unidos. Os locais dos confrontos do mata-mata, assim como datas e horários, foram definidos neste sábado (6).

Uma classificação no topo do Grupo C colocaria o Brasil frente a frente com o segundo colocado do Grupo F, composto por Holanda, Japão, Repescagem Uefa 2 e Tunísia.

Veja as datas, horários e locais dos jogos eliminatórios caso o Brasil avance em 1°

  • 16 avos de final – 29 de junho, às 14h (de Brasília) – NRG Stadium, Houston
  • Oitavas de final – 5 de julho, às 17h (de Brasília) – MetLife Stadium, Nova York/Nova Jersey
  • Quartas de final – 11 de julho, às 18h (de Brasília) – Hard Rock Stadium, Miami
  • Semifinal – 15 de julho, às 16h (de Brasília) – Mercedes-Benz Stadium, Atlanta
  • Final – 19 de julho, às 16h (de Brasília) – MetLife Stadium, Nova York/Nova Jersey

Copa do Mundo

O Mundial de 2026 será disputado entre 11 de junho e 19 de julho, em Estados Unidos, México e Canadá.

As 48 seleções foram divididas em 12 grupos com quatro times cada. Líder e vice avançam à próxima fase (16-avos de final), assim como os oito melhores terceiros colocados.

Posteriormente, a Copa terá as fases de oitavas, quartas, semifinal e final.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.
Comentarista da Itatiaia | Informações exclusivas e opiniões fortes sobre o Esporte
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...