O Mineirão foi palco de sete lavadas nos 249 clássicos entre Cruzeiro e Atlético que recebeu desde 1965. E o momento mais especial da comemoração dos seus 60 anos, completados na última sexta-feira (5), será o confronto decisivo entre os dois rivais nesta quinta-feira (11), às 19h30, quando eles decidem uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.
Nessa conta das lavadas foram consideradas apenas vitórias a partir de quatro gols de diferença, e a vantagem é cruzeirense.
A Raposa tem duas vitórias por 4 a 0, em 1967, pelo Campeonato Brasileiro, e em 1984, na partida de ida da decisão do segundo turno do Campeonato Mineiro.
O Cruzeiro acumula ainda duas goleadas por 5 a 0, as maiores da história do clássico no Gigante da Pampulha, nos jogos de ida das finais mineiras de 2008 e 2009.
E na decisão da Copa dos Campeões de Minas Gerais, que foi uma das semifinais da Copa Centro-Oeste de 1999, os celestes fizeram 5 a 1 nos alvinegros.
O Galo fez 4 a 0 em duas oportunidades. A primeira na decisão da primeira fase do Estadual de 1983, o que lhe garantiu um ponto na fase final da competição. A segunda, marcada pelo “Gol de Costas” de Vanderlei, no jogo de ida da decisão do Campeonato Mineiro de 2007.
Três gols
Quando se considera placares de três gols de diferença, e eles são goleadas, a lista aumenta de forma considerável. E segue a vantagem cruzeirense.
O Cruzeiro já aplicou 4 a 1 no Atlético por duas vezes no Mineirão, e em outras quatro oportunidades venceu por 3 a 0.
O Atlético tem cinco goleadas de 3 a 0 sobre o maior rival no Gigante da Pampulha.
Confira a relação dos maiores placares registrados nos 249 clássicos disputados no Mineirão: