A Intenção de Consumo das Famílias caiu 3,1 pontos em setembro e chegou a 87,6 em Belo Horizonte, após quatro meses de alta. Juros elevados, endividamento e dificuldade de acesso ao crédito puxaram o índice para baixo, com destaque para o recuo nas compras de bens duráveis. Ainda assim, o estudo da Fecomércio-MG aponta melhora nas perspectivas, que subiram para 115,9 pontos, o maior nível em mais de um ano. Mais de 70% das famílias acreditam que vão consumir mais ou igual ao ano passado nos próximos meses.
ANM ganha reforço histórico com 216 novos servidores
A Agência Nacional de Mineração (ANM) terá o maior reforço de pessoal de sua história: 216 novos servidores aprovados em concurso de 2024 foram autorizados a assumir nesta sexta-feira (26). Com isso, o quadro passa de 669 para 885 servidores, um salto de 30%. Serão 177 especialistas em recursos minerais e 39 analistas administrativos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida fortalece a fiscalização e a regulação da mineração, especialmente em áreas como segurança de barragens e combate a ilegalidades.
Municípios do Rio Doce vão ganhar 104 novas unidades de saúde até 2026
O governo federal anunciou R$ 1,6 bilhão para construir 104 unidades do SUS em 48 municípios ligados ao Novo Acordo do Rio Doce, com entrega até 2026. Serão UBS, CAPS, UPAs, policlínicas, além de um hospital-dia em Santana do Paraíso e um hospital universitário em Mariana. Também está prevista a criação do Centro de Referência das Águas em Governador Valadares e três centros de exposição a substâncias químicas. Outro destaque foi a posse do Conselho Federal de Participação Social do Rio Doce, que vai gerir um fundo popular de R$ 5 bilhões.