Ouvindo...

Indústria mineira tem pior agosto em uma década

Produção, emprego e uso da capacidade caem, e economista da Fiemg aponta cenário econômico e tarifas dos EUA como fatores de pressão

Em agosto de 2025, a indústria de Minas Gerais registrou o pior desempenho para o mês desde 2015, segundo a Fiemg. A produção caiu para 44,3 pontos, abaixo da linha de crescimento, refletindo queda de mais de 8 pontos em relação a 2024. O emprego também recuou, chegando a 45,8 pontos, e a utilização da capacidade instalada ficou em apenas 40,7 pontos, mostrando forte ociosidade.

Confira os detalhes da sondagem da Fiemg

Leia também

Preço do café dispara e derruba consumo no Brasil

Entre janeiro e agosto de 2025, as vendas de café no mercado interno caíram 5,41%, totalizando 9,56 milhões de sacas, segundo a Abic. A queda foi puxada pela disparada dos preços, que em algumas categorias passaram de 50% em relação a agosto de 2024. O consumo recuou em todos os meses do segundo quadrimestre, com destaque para julho, quando a retração chegou a 11,33%.

Veja quanto cada tipo de café encareceu

Pedágio na BR-381 começa dia 27

A Nova 381 instalou 25 totens de pagamento no trecho entre Caeté e Governador Valadares, em postos, restaurantes e unidades de atendimento. Neles, será possível consultar e quitar o pedágio por Pix ou cartão, com os valores disponíveis até duas horas após a passagem. A ANTT autorizou a cobrança na modalidade livre passagem (free flow), sem praças físicas, nos trechos de Caeté (P1) e João Monlevade (P2). O sistema entra em vigor a partir de 0h do próximo sábado, 27 de setembro.

Veja onde estão os totens

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.