Ouvindo...

‘Amigos, amigos, negócios à parte': China compra soja de Milei e se aproxima de Trump

Xi Jinping autorizou a compra de 20 navios de soja da Argentina, com tarifa ZERO; agora os chineses rodeiam Trump em busca de menores taxas para importar a soja americana

Atualmente, ocupamos a 4ª posição, atrás também dos Estados Unidos e China, os primeiros colocados.

Amigas e amigos do Agro!

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Os Estados Unidos estão na segunda posição e a Argentina em terceiro. E o alvo de todos é o mercado chinês, o que mais compra no mundo.

Este ano, eles têm uma demanda maior, porque a China está reorganizando sua produção de suínos após ser atingida pela Peste Suína Africana desde 2018.

Com a alta produção de suínos, aves e ovos, aumenta o consumo de farelo de soja, que, com o milho, compõe a ração animal. E a soja está sobrando no Brasil e nos Estados Unidos.

Parlamentares dos estados de Arkansas e Dakota do Norte pressionam Donald Trump por um auxílio de emergência aos produtores de soja.

Os agricultores contabilizam perdas bilionárias, reflexo das tarifas adotadas contra a China e as quedas no mercado internacional da soja.

O deputado republicano da Pensilvânia, Glenn Thompson, aliado de Trump, revelou que os produtores de soja atravessam a mais grave crise das últimas décadas. Como a soja é o principal produto agrícola americano, o governo terá que fazer uma intervenção.

Aí mora o perigo! Uma abertura comercial dos EUA com a China neste momento pode transferir a crise da soja para o Brasil.

Parece um exagero?

Sim!

Entretanto, ninguém compra um determinado produto, com a mesma qualidade, pagando mais caro só porque o dono é seu amigo!

Os governos chinês e americano estão na reta final de um acordo sobre a operação do TikTok nos Estados Unidos. Trump se prepara para uma visita a Xi em Pequim.

Os interesses comerciais, ainda mais aqueles de nível internacional, passam por cima de qualquer amizade, se é que ela realmente existe!

De qualquer forma, “amigos, amigos, negócios à parte”.

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa…

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.