Amigas e amigos do Agro!
O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Os Estados Unidos estão na segunda posição e a Argentina em terceiro. E o alvo de todos é o mercado chinês, o que mais compra no mundo.
Este ano, eles têm uma demanda maior, porque a China está reorganizando sua produção de suínos após ser atingida pela Peste Suína Africana desde 2018.
Com a alta produção de suínos, aves e ovos, aumenta o consumo de farelo de soja, que, com o milho, compõe a ração animal. E a soja está sobrando no Brasil e nos Estados Unidos.
Parlamentares dos estados de Arkansas e Dakota do Norte pressionam Donald Trump por um auxílio de emergência aos produtores de soja.
Os agricultores contabilizam perdas bilionárias, reflexo das tarifas adotadas contra a China e as quedas no mercado internacional da soja.
O deputado republicano da Pensilvânia, Glenn Thompson, aliado de Trump, revelou que os produtores de soja atravessam a mais grave crise das últimas décadas. Como a soja é o principal produto agrícola americano, o governo terá que fazer uma intervenção.
Aí mora o perigo! Uma abertura comercial dos EUA com a China neste momento pode transferir a crise da soja para o Brasil.
Parece um exagero?
Sim!
Entretanto, ninguém compra um determinado produto, com a mesma qualidade, pagando mais caro só porque o dono é seu amigo!
Os governos chinês e americano estão na reta final de um acordo sobre a operação do TikTok nos Estados Unidos. Trump se prepara para uma visita a Xi em Pequim.
Os interesses comerciais, ainda mais aqueles de nível internacional, passam por cima de qualquer amizade, se é que ela realmente existe!
De qualquer forma, “amigos, amigos, negócios à parte”.
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa…