Ouvindo...

Alexandre de Moraes será o novo relator da ação do PSOL no STF sobre aumento do IOF

Com a decisão de Barroso, caberá ao ministro, já habituado a temas sensíveis, conduzir a análise de um dos embates políticos mais intensos do ano até agora

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu redistribuir para o ministro Alexandre de Moraes a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra o Decreto Legislativo que suspendeu os efeitos dos decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentavam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Leia mais: STF entra em campo na queda de braço entre Lula e o Congresso sobre aumento do IOF

Inicialmente, o processo estava sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, que solicitou a redistribuição para Moraes, responsável por outra ADI que questiona diretamente os decretos presidenciais sobre o IOF. No pedido apresentado ao presidente da Corte, Gilmar Mendes ressaltou que “há importante grau de afinidade entre os temas em discussão e fundado risco de decisões contraditórias”, o que justifica a redistribuição para evitar decisões conflitantes na Suprema Corte.

Leia também

Tema controverso

A controvérsia política se acirrou após o Congresso Nacional, com 383 votos favoráveis na Câmara e aprovação simbólica no Senado, derrubar o aumento do IOF decretado pelo governo federal. Para o PSOL e o Executivo, a manobra legislativa extrapola os limites constitucionais, ferindo a separação dos Poderes, pois a definição e alteração das alíquotas tributárias são atribuições exclusivas do presidente da República.

Nos bastidores do Palácio do Planalto, a Advocacia-Geral da União (AGU) já prepara nova ação judicial a pedido do presidente Lula para tentar reverter essa derrota histórica, que é considerada a maior derrota econômica do governo em 2025 até agora.

Com a decisão de Barroso, caberá ao ministro Alexandre de Moraes, já habituado a temas sensíveis, conduzir a análise de um dos embates políticos mais intensos do ano até agora.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio