Ouvindo...

Governo pede e votação do Orçamento de 2026 é adiada novamente no Congresso

Adiamento acontece enquanto governo busca alternativas para recompor orçamento após queda de medida provisória que aumentaria impostos

Votação do orçamento no Congresso deveria ocorrer na terça (21), na Comissão Mista de Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso decidiu adiar, novamente, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A reunião estava marcada para esta terça-feira (21), e o pedido de adiamento partiu do Palácio do Planalto, segundo o presidente da comissão, senador Efraim Filho (União-PB).

A LDO é uma das principais leis do orçamento público. Ela define as regras e prioridades dos gastos do governo para o ano seguinte, ou seja, orienta quanto o país pode gastar e em quais áreas o dinheiro deve ser aplicado. Sem a aprovação da LDO, o governo fica impedido de enviar e aprovar o Orçamento do próximo ano, o que pode atrasar investimentos e repasses para estados e municípios.

Leia também

O adiamento ocorre em meio à dificuldade do governo em fechar as contas de 2026, especialmente depois que a medida provisória que previa aumento de impostos sobre apostas, fintechs, criptoativos, alguns investimentos e lucros de empresas não foi votada e deixou de valer.

Com a queda da MP, o governo tenta recompor um rombo estimado em R$ 20 bilhões neste ano - valor que pode dobrar até 2026. Além disso, há um impasse sobre o calendário de pagamento das emendas parlamentares, que são recursos enviados por deputados e senadores para obras e projetos em suas bases eleitorais.

Com o adiamento, a preocupação dos parlamentares da base do governo é que os atrasos em sequencia possam colocar em risco a agenda de votação do Orçamento para 2026.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio