Ouvindo...

Lula parabeniza novo presidente da Bolívia e promete manter parceria com o país

Petista destacou a relação de amizade e cooperação e disse que a Bolívia é ‘parceira fundamental’ do Brasil na integração sul-americana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (20), o novo presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, que venceu o segundo turno das eleições no domingo (19) com 54% dos votos. O petista afirmou que a relação entre os dois países é uma prioridade para o governo brasileiro e destacou o “compromisso da sociedade boliviana com a democracia”.

Em publicação nas redes sociais, Lula informou ter enviado uma carta a Paz, em que reiterou a importância da parceria com o país vizinho. “A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”, escreveu o presidente.

Leia também

O novo mandatário boliviano, filiado ao Partido Democrata Cristão (PDC), representa o fim de um ciclo de 20 anos de governos de esquerda na Bolívia. Mesmo diante da mudança política, Lula afirmou que o Brasil manterá o diálogo e a cooperação bilateral.

“O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, completou.

A Bolívia é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, especialmente na área de energia. Os dois países compartilham mais de 3 mil quilômetros de fronteira e mantêm acordos estratégicos nas áreas de gás natural, infraestrutura e desenvolvimento regional.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio