O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (20), o novo presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, que
Em publicação nas redes sociais, Lula informou ter enviado uma carta a Paz, em que reiterou a importância da parceria com o país vizinho. “A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”, escreveu o presidente.
O novo mandatário boliviano, filiado ao Partido Democrata Cristão (PDC), representa o fim de um ciclo de 20 anos de governos de esquerda na Bolívia. Mesmo diante da mudança política, Lula afirmou que o Brasil manterá o diálogo e a cooperação bilateral.
“O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, completou.
A Bolívia é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, especialmente na área de energia. Os dois países compartilham mais de 3 mil quilômetros de fronteira e mantêm acordos estratégicos nas áreas de gás natural, infraestrutura e desenvolvimento regional.