O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), defendeu, durante a abertura da 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo, nesta segunda-feira (20), a ampliação para 35% do teor de etanol na gasolina comum.
Neste ano, o porcentual do etanol na composição da gasolina comum já havia sido ampliado de 27% para 30%. A política de aumento da mistura dos biocombustíveis está prevista na lei do combustível do futuro.
“Hoje, nós já temos 30% da mistura da gasolina com etanol, e vamos lutar e brigar para que avancemos aos 35% na mistura, o que, sem dúvida alguma, fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis no nosso País”, afirmou Hugo Motta, aplaudido pelos representantes do setor.
Em sua fala, Motta celebrou ainda os 50 anos do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), criado em 1975 pelo governo brasileiro, que foi uma resposta à crise do petróleo. “O ProÁlcool foi um divisor de águas para o Brasil, tornando-se símbolo de inovação, segurança energética e soberania nacional”, disse.