Após deixar o comando da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP) afirmou que está “pronto” para relatar novamente o Projeto Antifacção após o texto voltar do Senado. A declaração foi dada nesta segunda-feira (1º) em um evento do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que marcou a despedida de Derrite do cargo na gestão estadual.
“Se for desejo do presidente Hugo Motta, eu estou pronto e conheço a matéria, estudei, me debrucei muitos, muitos anos, não duas semanas sobre o tema. Se for vontade dele, estou pronto e se não for eu o relator designado quando o projeto voltar, eu tenho certeza que o mesmo critério vai ser usado, um critério técnico que alguém conhece a segurança pública para entregar esse presente para o Brasil”, disse Derrite.
Derrite relatou o projeto na primeira fase na Câmara dos Deputados e apresentou seis versões diferentes de textos antes da aprovação, que foi marcada por duros embates entre governo e oposição.
O político do PP deixou o cargo oficialmente na gestão Tarcísio e irá reassumir o mandato como deputado federal. Derrite afirma que voltará à Brasília para se dedicar à pauta da segurança pública.