Ouvindo...

Deputada chamada de ‘Barbie da Shopee’ vai à Comissão de Ética contra colega parlamentar

Amanda Teixeira Dias, que chegou a receber o apoio de deputadas mulheres de esquerda, com visão política antagônica à sua, disse que nenhuma das outras 14 parlamentares merece o apelido

A deputada estadual Amanda Teixeira Dias (PL) fez o anúncio na tribuna do plenário da Assembleia

A deputada estadual Amanda Teixeira Dias (PL) anunciou, nesta terça-feira (28), que vai fazer uma representação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) contra o deputado Leleco Pimentel (PT) por afirmar ter sido agredida verbalmente pelo petista durante a sessão que votou a PEC do Referendo na semana passada.

Ela afirmou que o deputado a chamou de “Barbie da Shopee” e que ele teria incitado manifestantes da galeria a acompanharem, em coro, contra ela.

“Quero que apurem se esse colega tem ódio das mulheres. Peço à Presidência que tome as medidas cabíveis. Não podemos aceitar agressões às mulheres na Assembleia”, disse, durante sessão plenária nesta terça-feira.

Amanda, que chegou a receber o apoio de deputadas mulheres de esquerda, com visão política antagônica à sua, disse que nenhuma das outras 14 parlamentares merece o apelido. “Todas as deputadas são mulheres que trabalham, estudam, muitas são mães”, pontuou.

Mesmo assim, deputados da direita como Cristiano Caporezzo (PL) e Bruno Engler (PL) fizeram apartes durante a fala da parlamentar para criticar a postura do bloco Democracia e Luta, de oposição a Romeu Zema (Novo).

“Eles não podem falar nada da sua honestidade e aí apelam, falando da sua aparência”, afirmou Caporezzo. “Quando um deputado deles ataca uma das nossas, aí pode. Imagina se fosse algum de nós falando da aparência de uma deputada da esquerda”, disse Bruno Engler.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa do deputado Leleco Pimentel informou que só se posicionará se a parlamentar realmente ingressar com a representação na Comissão de Ética.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.