Mineração quer ampliar participação de fontes renováveis e vai apresentar metas na COP30

Setor é um dos primeiros a apresentar medidas concretas visando a Conferência do Clima das Nações Unidas no Brasil

Ibram apresentou cinco metas na Exposibram, em Salvador

O setor mineral apresentou as cinco metas sustentáveis que serão levadas à COP30, a Conferência do Clima da ONU, em novembro. Na Exposibram, maior evento de mineração do país, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), antecipou, nesta terça-feira (28), os compromissos que foram firmados pelo setor e serão apresentados no evento que vai reunir, em Belém, no Pará, as principais lideranças globais em busca de soluções para as mudanças climáticas.

O presidente do Ibram, Raul Jungmann, disse à Itatiaia que a mineração tem grande importância nas discussões da transição energética e, consequentemente, no futuro da sociedade.

“O grande desafio que nós enfrentamos hoje, no momento, é exatamente a emergência climática. Não há possibilidade de você sair de uma sociedade ou de uma economia baseada em energia fóssil e passar para energia renovada, se não for com os minerais críticos e estratégicos”.

Segundo o Ibram, as metas são o ponto de partida em busca de uma economia de baixo carbono, com fontes limpas e respeito com o meio ambiente e as comunidades locais.

Confira das metas estabelecidas pelo setor mineral

Energia renovável: ampliação em 15% na participação de fontes renováveis para o setor mineral até 2030, contribuindo para uma mineração de baixo carbono.

Natureza positiva: ampliação em 10% de áreas protegidas com relação às áreas impactadas, até 2030.

Água: redução em 10% do uso específico de água nova na mineração, até 2030. Promoção da eficiência hídrica e melhor gestão de recursos.

Adaptação: elaboração de 30 planos municipais de adaptação a mudanças climáticas para territórios com mineração, até 2030.

Descarbonização: descarbonização do setor em três pilares:

  • Redução das emissões diretas da mineração
  • Contribuição para redução das emissões ao longo da cadeia global do minério de ferro
  • Viabilização de soluções para a transição energética global por meio dos minerais críticos e estratégicos.
Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Cooparticipação

Apoio Institucional

Escola de Negócio Parceria

Assessoria de Imprensa

Media Partner