Mineração quer ampliar participação de fontes renováveis e vai apresentar metas na COP30

Setor é um dos primeiros a apresentar medidas concretas visando a Conferência do Clima das Nações Unidas no Brasil

Ibram apresentou cinco metas na Exposibram, em Salvador

O setor mineral apresentou as cinco metas sustentáveis que serão levadas à COP30, a Conferência do Clima da ONU, em novembro. Na Exposibram, maior evento de mineração do país, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), antecipou, nesta terça-feira (28), os compromissos que foram firmados pelo setor e serão apresentados no evento que vai reunir, em Belém, no Pará, as principais lideranças globais em busca de soluções para as mudanças climáticas.

O presidente do Ibram, Raul Jungmann, disse à Itatiaia que a mineração tem grande importância nas discussões da transição energética e, consequentemente, no futuro da sociedade.

“O grande desafio que nós enfrentamos hoje, no momento, é exatamente a emergência climática. Não há possibilidade de você sair de uma sociedade ou de uma economia baseada em energia fóssil e passar para energia renovada, se não for com os minerais críticos e estratégicos”.

Segundo o Ibram, as metas são o ponto de partida em busca de uma economia de baixo carbono, com fontes limpas e respeito com o meio ambiente e as comunidades locais.

Confira das metas estabelecidas pelo setor mineral

Energia renovável: ampliação em 15% na participação de fontes renováveis para o setor mineral até 2030, contribuindo para uma mineração de baixo carbono.

Natureza positiva: ampliação em 10% de áreas protegidas com relação às áreas impactadas, até 2030.

Água: redução em 10% do uso específico de água nova na mineração, até 2030. Promoção da eficiência hídrica e melhor gestão de recursos.

Adaptação: elaboração de 30 planos municipais de adaptação a mudanças climáticas para territórios com mineração, até 2030.

Descarbonização: descarbonização do setor em três pilares:

  • Redução das emissões diretas da mineração
  • Contribuição para redução das emissões ao longo da cadeia global do minério de ferro
  • Viabilização de soluções para a transição energética global por meio dos minerais críticos e estratégicos.
Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Oferecimento

Realização

cooparticipação

Apoio Master

Patrocínio

Apoio Institucional

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Escola de negócio parceria:

Assessoria de imprensa