Ouvindo...

Cotado ao governo de MG, Pacheco deve acompanhar Lula ao Vale do Jequitinhonha na quinta

Essa não será a primeira vez que o senador Rodrigo Pacheco acompanha agendas do presidente Lula em Minas Gerais

Rodrigo Pacheco é um dos nomes cotados para disputar o governo de Minas em 2026.

A presença do senador Rodrigo Pacheco (PSD) é esperada por aliados do presidente Lula (PT) em uma agenda nesta quinta-feira (24), no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. O parlamentar é o nome mais cotado entre os petistas — e pelo próprio presidente — para disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026.

Leia também

Embora Pacheco ainda não tenha confirmado a pré-candidatura, a nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) já trabalha com a possibilidade de ele disputar o próximo pleito. A presidente da sigla em Minas, deputada estadual Leninha, afirmou que considera Pacheco “um estadista importante”, comparando o senador a Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. “O Pacheco, de fato, já foi apresentado pelo Lula e, com certeza, vamos respeitar também a orientação, mas nós vamos fazer essa construção juntos”, disse em entrevista coletiva.

Até o momento, conforme apurado pela Itatiaia, não há prazo estipulado para que o partido defina um nome ou forme uma chapa para o próximo ano.

Lula quer Pacheco candidato

Essa não será a primeira vez que Pacheco acompanha agendas presidenciais em Minas. No último mês, o senador esteve com o presidente Lula no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na ocasião, Lula chamou Pacheco de “futuro governador” de Minas.

Confira vídeo:

Agenda em Minas

O presidente Lula participa, nesta quinta-feira, da cerimônia de entregas do governo federal no Vale do Jequitinhonha. O evento integra o I Encontro Regional de Educação Quilombola do Sudeste.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.