Ouvindo...

Comissão do Senado aprova projeto que permite recusa de corridas em áreas perigosas

Alertas levarão em conta dados das secretarias de segurança pública dos estados

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (21) uma proposta que permite que motoristas de aplicativo digam não à corridas em locais considerados perigosos ou com “elevada incidência de crimes”.

Segundo o texto, serão consideradas áreas de “alto risco” os locais que tenham “elevada incidência de crimes, assim identificadas pelas autoridades competentes de segurança pública a partir de critérios estatísticos”.

Além disso, o texto prevê que aplicativos de transporte emitam alertas sobre rotas com altos índices de criminalidade. Esses alertas levarão em conta dados das secretarias de segurança pública, que não serão obrigadas a fornecer as estatísticas.

Leia também

O projeto passa por dois turnos de votação na comissão. Depois, ele poderá ser enviado diretamente para a Câmara dos Deputados. Se virar lei, as empresas de aplicativos não serão obrigadas a aderir, apesar de terem a possibilidade.

Depois de passar pela Câmara, a proposta terá de ser validada pela sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.