Câmara de BH recebe oficialmente pedido de cassação do mandato de Lucas Ganem

Vereador eleito pela primeira vez em 2024 é suspeito de nunca ter morado em BH e apresentado endereço fraudulento à Justiça Eleitoral

Lucas Ganem (Podemos) foi eleito vereador de BH com mais de dez mil votos em 2024

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebeu oficialmente, nesta segunda-feira (1), a denúncia com pedido de cassação de mandato do vereador Lucas Ganem (Podemos). Segundo o presidente do Legislativo, o vereador Juliano Lopes, do mesmo partido, a denúncia foi protocolada pelo advogado Guilherme Augusto Soares.

Como a Itatiaia adiantou na última semana, a denúncia por quebra de decoro já era preparada, e a pressão contra a presidência da Câmara era grande para recebê-la e iniciar a tramitação.

Eleito com 10.753 votos e conhecido pela atuação na causa animal, Lucas Ganem está em seu primeiro mandato. Ele passou a ser investigado pela Polícia Federal (PF) no início deste ano sob suspeita de ter declarado à Justiça Eleitoral um endereço em Belo Horizonte onde nunca teria residido, com o objetivo de disputar as eleições na capital.

A possível fraude em domicílio eleitoral provocou incômodo de vereadores eleitos, e que não conseguiram se eleger. A investigação da PF, inclusive, é oriunda de uma denúncia apresentada pelo ex-vereador Rubão, o primeiro na lista de suplentes do Podemos por uma vaga na Câmara da capital.

Ganem não se pronunciou sobre o caso. Uma coletiva de imprensa com o presidente Juliano Lopes está marcada para as 14h desta segunda.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...