MP dá parecer favorável à cassação de Lucas Ganem, vereador de BH

Segundo o entendimento do MP, o vereador possuía vínculo profissional e residencial com São Paulo durante o período das eleições de 2024

Lucas Ganem (Podemos), vereador de Belo Horizonte.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu parecer final favorável à cassação do vereador de Belo Horizonte, Lucas Ganem (Podemos). O parlamentar é alvo de um processo que averigua a possibilidade de fraude no domicílio informado pelo candidato eleito em 2024 à Justiça Eleitoral. A acusação aponta que ele não consegue provar seu vínculo com a capital mineira.

Segundo o entendimento do MP, o vereador possuía vínculo profissional e residencial com São Paulo durante o período das eleições de 2024. O relatório assinado pela promotora de Silvia Altaf da Rocha Lima Cedrola destaca ainda que mesmo a Justiça Eleitoral teve dificuldades em encontrar o então candidato no endereço por ele declarado como sua casa em Belo Horizonte.

Uma das testemunhas ouvidas no processo apontou que o vereador não tinha um comitê de campanha ou local para distribuição de material da candidatura durante o período eleitoral do ano passado.

Leia também

Vereador de BH acusado de ‘forasteiro’ rebate críticas após investigação da PF

Inquérito aponta que vereador de BH não morou em endereço informado à Justiça Eleitoral

O parecer do Ministério Público julga procedente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida por Rubem Rodrigues de Oliveira Júnior. Conhecido como Rubão, ele é ex-vereador de BH e o primeiro na lista de suplentes do Podemos por uma vaga na Câmara Municipal da capital mineira.

O caso segue na 29ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, responsável por julgar o futuro do mandato de Ganem.

Desconhecido na política da capital mineira, Ganem elegeu-se vereador logo em seu primeiro pleito. Ainda em outubro do ano passado, dias após a eleição, o portal O Fator publicou que o parlamentar integra uma família que acumula empreitadas por legislativos pelo país utilizando temas geograficamente genéricos como a causa animal.

Ganem começou sua trajetória na Câmara de BH em maus lençóis com sua própria legenda ao votar em Bruno Miranda (PDT) para a presidência da Casa. A disputa foi vencida por Juliano Lopes (Podemos), um correligionário preterido pelo vereador novato.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...