Marília avalia mandato de Pacheco: ‘Pela primeira vez, vi Minas representada’

Pré-candidata ao Senado, Marília Campos falou sobre a atuação de Pacheco na Casa; o parlamentar é um dos preferidos do PT para concorrer ao Governo de Minas

Marília Campos foi oficializada como pré-candidata ao Senado pelo PT de Minas na quarta-feira (28)

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), elogiou o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e disse que o parlamentar deixa um legado no Congresso Nacional. A petista é pré-candidata a uma das cadeiras mineiras na Casa onde o parlamentar encerra seu mandato de oito anos em 2026.

Em entrevista à Itatiaia veiculada nesta quinta-feira (29), um dia após ter seu nome oficializado como pré-candidata ao Senado, Marília evidenciou o trabalho do parlamentar na discussão sobre a dívida de Minas com a União. Pacheco é um dos nomes cortejados pelo PT para disputa do Governo de Minas e o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O senador Rodrigo Pacheco teve um desempenho fantástico no Senado. Pela primeira vez eu vi Minas representada, seja porque negociou a questão da dívida, seja porque teve muito perto dos prefeitos e prefeitas do nosso estado. Então ele teve um papel muito importante, inclusive na defesa da democracia. Então eu acho que ele deixou exemplo de como que deve ser um um representante de Minas no Senado Federal. É claro que a gente se inspira nessa experiência”, declarou a prefeita e pré-candidata.

Pacheco foi presidente do Senado por quatro anos entre 2023 e 2026 e é foi o autor do projeto que criou o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O texto permite que os estados se adequem a mecanismos que reduzem os juros apenas ao índice inflacionário e parcelam o pagamento do débito em até 30 anos. O atual débito mineiro junto a União é de cerca de R$ 180 bilhões.

Na entrevista, Marília ainda destacou que pretende ir além dos temas abordados por Pacheco, caso eleita senadora. Duas das três cadeiras mineiras do Senado estão em disputa em 2026.

“Estaremos discutindo vários outros assuntos, a questão da economia, a questão das políticas sociais, a questão dos direitos das mulheres, porque eu também sou porta-voz das mulheres na política. Então, nós teremos vários desafios pela frente”, concluiu a prefeita.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...