Bolsonaro admite que usou ferro quente para tentar violar tornozeleira; veja vídeo e fotos

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal questionou o ex-presidente sobre o objeto que teria sido usado para danificar o aparelho

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal divulgou um vídeo, neste sábado (22), em que aponta que a tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro “possuía sinais claros e importantes de avaria. Havia marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local do encaixe/fechamento do case”.

Um relatório da análise da situação mostra que Bolsonaro foi questionado sobre que instrumento havia utilizado. O ex-presidente disse que tinha usado um ferro de solda na tentativa de violar o equipamento. A ação começou no fim da tarde de sexta-feira (21) e foi até a madrugada de sábado (22).

Segundo o Memorando nº 195/2025, emitido pelo Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME), o sistema registrou um alerta de violação do dispositivo às 00h07. A equipe de escolta posicionada nas proximidades da residência do ex-presidente foi acionada imediatamente, assim como a direção da unidade.

A inspeção técnica identificou sinais claros de avaria por queimadura ao redor de toda a circunferência da tornozeleira, especialmente na área de fechamento do case.

Veja o diálogo entre a funcionária e Bolsonaro durante a perícia

Funcionária - Equipamento 85916-5. Você usou alguma coisa para queimar isso aqui?

Bolsonaro - Meti um ferro quente aí. Por curiosidade.

Funcionária - Que ferro foi? Ferro de passar?

Bolsonaro - Não, ferro de soldar. Solda.

Funcionária - Aquele que tem uma ponta? O senhor tentou puxar a pulseira também?

Bolsonaro - Não, não, não, não puxei nada não. Não rompi a pulseira não, está tudo tranquilo aí.

Funcionária - Pulseira aparentemente intacta, mas o case violado.

Funcionária - A que horas o senhor começou a fazer isso, senhor Jair?

Bolsonaro - No final da tarde.

Funcionária - Final da tarde? Está certo. Essa tampa começou a soltar?

Bolsonaro - Não, não soltou não.

Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) de forma preventiva. A decisão foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O magistrado alegou que o ex-presidente dava sinais de tentativa de fuga e violação de medidas cautelares.

Leia também

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...