Mendonça recebe relatório da PF sobre investigação do Master

Documento foi entregue durante reunião realizada entre o ministro do STF e integrantes da corporação nesta segunda-feira (23)

Ministro André Mendonça

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu nesta segunda-feira (23) um relatório da Polícia Federal (PF) sobre o andamento das investigações envolvendo o Banco Master.

O documento foi entregue durante reunião realizada entre o ministro e integrantes da corporação, na qual Mendonça tomou conhecimento dos detalhes atualizados da apuração.

Este foi o segundo encontro entre o ministro e a PF após Dias Toffoli deixar a relatoria do caso. A primeira reunião ocorreu no último dia 13. Desde então, o ministro tomou decisões que mudaram o rumo da investigação.

Na última quinta-feira (19), ele derrubou uma decisão de Toffoli e autorizou o acesso mais amplo da Polícia Federal às provas apreendidas, incluindo a perícia nos cerca de 100 celulares recolhidos durante a segunda fase da Operação Compliance Zero. A medida anterior limitava a análise dos aparelhos a apenas quatro peritos.

Mendonça também autorizou o compartilhamento com a CPMI do INSS de informações obtidas por meio de quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Os dados estavam sob custódia do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), desde dezembro.

Saída de Toffoli

A saída de Toffoli foi definida em 12 de fevereiro, quando os ministros da Corte foram informados sobre a existência de mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O aparelho foi apreendido pela PF durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Investigação

Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para apurar a suposta concessão de créditos falsos pelo Banco Master, além da tentativa de venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB), banco público vinculado ao governo do Distrito Federal.

Segundo as investigações, as fraudes sob apuração podem chegar a R$ 17 bilhões.

* Com informações de Agência Brasil

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...