A empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos deixou o Congresso Nacional por volta das 19h desta segunda feira (23), mas a sessão da CPMI do INSS continuou sem a presença dela. A depoente havia passado mal horas antes, durante a oitiva, e não retornou ao plenário.
Segundo a assessoria do presidente da comissão, senador Carlos Viana, Ingrid foi avaliada pela equipe médica do Senado após apresentar mal estar enquanto respondia a perguntas do relator, deputado Alfredo Gaspar. O momento ocorreu durante questionamentos sobre o patrimônio do marido, Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado nas investigações como operador ligado à Conafer, entidade citada nas apurações sobre descontos em benefícios do INSS.
Antes de deixar o Congresso, a empresária afirmou não saber explicar o crescimento financeiro do esposo e disse acreditar que ele atuava como consultor. As respostas elevaram o tom do debate entre parlamentares e antecederam a interrupção temporária da sessão.
Mesmo com a saída da depoente, deputados e senadores decidiram retomar os trabalhos e seguir com discussões internas da CPMI. A comissão tenta avançar nas investigações após o recesso parlamentar, em meio à cobrança por novos depoimentos e acesso a documentos considerados estratégicos para a apuração das suspeitas que envolvem aposentados e pensionistas.