Ato de Lula em Itabira tem protestos contra Zema e ausência de nomes cotados pelo PT para 2026

Rodrigo Pacheco, Marília Campos e Margarida Salomão, apontados como possíveis candidatos de Lula ao governo de MG no ano que vem, não participaram do evento

Presidente Lula participou de ato em Itabira, região Central de MG

Como costuma ocorrer em visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) não compareceu ao ato realizado pelo governo federal nesta quinta-feira (11) em Itabira, Região Central do Estado, teve protestos da plateia contra o governador mineiro. A cerimônia também foi marcada pela ausência de nomes cotados pelo PT à corrida pelo Executivo Estadual em 2026.

Lula anuncia a inauguração de um setor radioterápico no Hospital Nossa Senhora das Dores ladeado por ministros como Alexandre Padilha (PT-SP), da Saúde; Macaé Evaristo (PT); e Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia. Além deles, estavam presentes deputados aliados do governo federal. Nenhum representante do Executivo Estadual compareceu.

Fora do palco, o governador mineiro se fez presente em coros da plateia, que reiteradamente gritou “fora, Zema” no intervalo entre os discursos de autoridades.

Pacheco recusa convite

A ausência do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi mais inusitada. Figurinha carimbada nas agendas de Lula em Minas, o parlamentar é o preferido do presidente para concorrer ao Governo de Minas em 2026, mas refuga dos convites do petista.

A candidatura de Pacheco ficou mais distante quando Lula preteriu o senador na disputa por uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente escolheu a Jorge Messias, advogado-geral da União, para a cadeira deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Além de Pacheco, não estiveram no evento possíveis candidatos ‘puro-sangue’ ventilados no PT, como as prefeitas Marília Campos, de Contagem, e Margarida Salomão, de Juiz de Fora.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...