PT vai ao STF para reverter decisão que poupou Carla Zambelli

Lindbergh Farias anuncia coletiva às 15h para detalhar mandado de segurança contra o resultado do plenário

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, convocou uma entrevista coletiva para as 15h, desta quinta-feira (11), na Câmara dos Deputados, para detalhar o mandado de segurança que o partido vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do plenário que manteve o mandato da deputada Carla Zambelli.

A ação do PT questiona a legalidade do resultado que rejeitou a cassação de Zambelli, acusada de quebra de decoro. O partido sustenta que houve irregularidades no processo de votação e que o plenário contrariou elementos considerados essenciais no parecer do Conselho de Ética, que recomendava a perda do mandato.

Leia também

O mandado de segurança busca suspender os e feitos da decisão da Câmara e forçar a reavaliação do caso. Segundo interlocutores da bancada, a estratégia é pressionar o STF a intervir para garantir que “crimes parlamentares com farto material probatório” não fiquem sem punição.

Na coletiva marcada para esta tarde, Lindbergh deve explicar os argumentos jurídicos que sustentam o pedido, o entendimento político da bancada e os próximos passos da ofensiva do PT contra Zambelli.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...