Com previsão de R$ 14,8 bilhões em investimentos, a rodovia Fernão Dias, entre Belo Horizonte e São Paulo, será leiloada nesta quinta-feira, na B3, na Bolsa de Valores da capital paulista.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes afirmam que o trecho federal é considerado estratégico por ligar importantes polos econômicos de Minas Gerais e São Paulo. O contrato prevê investimentos de mais de R$ 14 bilhões destinados à modernização, duplicação e ampliação da rodovia.
Entre as obras a serem executadas pela futura concessionária estão a implantação de faixas adicionais, vias marginais, correções de traçado, passarelas de pedestres, entre outras intervenções.
Nessa quarta-feira, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse durante o programa “Bom Dia, Ministro” que os motoristas que passam pela Fernão Dias, trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo, devem pagar um pedágio mais caro no ano que vem.
O ministro não detalhou qual vai ser o valor do reajuste no pedágio, mas ressaltou que o desconto na tarifa será critério para no leilão desta quinta.
O Ministro antecipou que três grandes grupos de infraestrutura estão interessados na concessão: a CCR, a EPR e a Arteris vão disputar o ativo no leilão que ocorrerá às 14h desta quinta, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).