BR-381: governo federal prevê aumento do pedágio na Fernão Dias

Ministro Renan Filho afirmou que reajuste vai depender de resultado do leilão da rodovia, marcado para quinta-feira (11), na B3

Trecho da Fernão Dias (BR-381) vai a leilão novamente nesta quinta-feira (11)

Os motoristas que passam pela Fernão Dias, trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo, devem pagar um pedágio mais caro no ano que vem. O aviso foi dado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), na manhã desta quarta-feira (10), durante o programa “Bom Dia, Ministro”.

“Vai ter um incremento tarifário sim. A rodovia Fernão Dias tem um dos pedágios mais baratos entre todas as rodovias de Minas Gerais e São Paulo. E isso não é condizente com a importância da rodovia. Pedágio é mais ou menos assim, se você faz comparação com o hotel: ficar em uma pensão é mais baratinha que ficar em um hotel cinco estrelas. Uma rodovia que liga BH até São Paulo tem que ter infraestrutura robusta. E o que aconteceu? Como essa rodovia foi licitada lá atrás, o pedágio dela ficou muito pequeno para a necessidade de investimento”, afirmou Renan Filho.

A duplicação do trecho da BR-381, entre BH e São Paulo, foi concluída em junho de 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e foi feita com recursos públicos. Em 2007, o governo federal fez o leilão da rodovia, que passou para a iniciativa privada. Desde 2008, a empresa Arteris é responsável pela concessão. O pedágio atual é de R$ 3 para veículos de passeio.

O ministro não detalhou qual vai ser o valor do reajuste no pedágio e ressaltou que o desconto na tarifa será critério para a nova licitação da Fernão Dias, que acontecerá nesta quinta-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

“Quando você entra em MG, não tem obra, não tem obra de acesso às cidades, não têm viadutos, as passagens para as cidades é precária. Então, resolvemos otimizar o contrato, estamos incluindo R$ 14 bilhões em novos investimentos aplicados na Fernão Dias e isso vai elevar um pouco a tarifa. Caso não fizéssemos isso, a Fernão Dias ficaria mais 10 anos sem investimentos”, avaliou.

“Amanhã vamos levar a leilão e esperamos ter um grande desconto na tarifa proposta. Tem uma competição de três grandes players da infraestrutura: a CCR, a EPR e a Arteris vão disputar o ativo. Espero ter o menor preço possível”, afirmou Renan Filho.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Ouvindo...