O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) afirmou, nesta quinta-feira (7), que os cidadãos mineiros não têm mais tanto medo de sair às ruas ou viajar, alegando avanços na segurança pública. A fala do governador vai de encontro aos dados do Mapa da Segurança Pública de 2025, que apontam que Minas vive uma alta nos homicídios, enquanto os números caem no Brasil.
Em discurso durante
“Quero reconhecer a nossa Polícia Civil, a nossa Polícia Militar, a nossa Polícia Penal, que têm feito um grande esforço para transformar Minas Gerais em um dos estados mais seguros do Brasil. E isso faz toda a diferença, tanto na nossa vida atual como no futuro. Na nossa vida atual, fica muito claro, ninguém fica com tanto medo de sair na rua, de viajar, mas também faz muita diferença no futuro, porque Minas está se desenvolvendo, está atraindo muitos investimentos, criando muitas oportunidades. Muitos investidores, empresas e pessoas, estão vindo para Minas Gerais devido à questão segurança pública. Aqui eu falo com orgulho que as nossas polícias entram em qualquer rua, em qualquer beco do estado, diferente de outros lugares do Brasil, onde o crime organizado tem avançado e dominado territórios”, declarou.
Alta de homicídios em Minas
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgados em junho no Mapa da Segurança Pública, apontaram que os homicídios subiram 7,38% em Minas em 2024. Com isso, foi o terceiro estado que mais registrou aumento de assassinatos, perdendo apenas para o Maranhão e o Ceará.
No ano de 2024, os dados mostram registro de 2.853 homicídios, sendo que no ano anterior foram 2.657 mortes.
Além disso, houve aumento das mortes violentas intencionais em 2024, com uma alta de 5% em relação à 2023.
Porém, segundo informações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de abril deste ano, houve uma queda de 7,48% nos crimes violentos, entre janeiro e março de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O número geral de ocorrências no Estado passou de 7.490 para 6.930.