AMM manifesta preocupação com projeto de Zema para centralizar gestão da Saúde em BH

Luís Eduardo Falcão, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) quer se reunir com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para discutir o tema

Luís Eduardo Falcão (sem partido), durante o 11º Congresso Mineiro de Vereadores

O projeto do governador Romeu Zema (Novo) para centralizar a gestão dos serviços públicos de saúde do estado em Belo Horizonte causa preocupação nos municípios do interior. Em entrevista comedida nesta terça-feira (11) durante o 11° Congresso Mineiro de Vereadores, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão (sem partido), afirmou que a medida não pode ser tomada em nome da economia se o resultado precarizar os serviços médicos no estado.

Falcão, que é também prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, disse que a AMM se reunirá com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, para entender melhor o projeto de centralização da gestão de atendimentos perpetrado pelo Executivo Estadual.

“Nós que estamos no interior, sabemos que mesmo com a regulação em cada uma das regiões, a gente já tem dificuldade. Com médicos reguladores, com toda uma estrutura que compreende as particularidades de cada região. Agora, imagina se isso vier só para Belo Horizonte? É em nome de uma economia que sempre é necessária, mas a gente não pode fazer uma economia às custas de precarizar o serviço. Nós precisamos entender isso. Portanto, hoje, o secretário de saúde do estado estará em reunião com a a AMM, com os prefeitos para explicar esse modelo, como é que isso vai funcionar, porque isso está nos nos preocupando demais”, declarou.

Entre as iniciativas de centralização da gestão da saúde na capital, está o uso de um terreno no bairro Gameleira, região Oeste de BH, para a construção do Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (HoPE) e do novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG).

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para pedir informações sobre a agenda do secretário e a matéria será atualizada assim que a pasta enviar as respostas.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...