Ouvindo...

Governo Zema anuncia projeto para Complexo Hospitalar do Padre Eustáquio com capacidade para 500 leitos

Novo complexo será construído no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte

Governador Romeu Zema anunciou projeto para Complexo Hospitalar do Padre Eustáquio

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, em cerimônia na manhã desta sexta-feira (6), o projeto para a construção do Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (Hope), unidade pública que terá estrutura para as áreas de oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher.

O novo complexo vai ficar no bairro Gameleira, região Oeste, próximo às avenidas Amazonas e Tereza Cristina. De acordo com o projeto, quatro hospitais antigos vão se tornar um só e o investimento será de R$1 bilhão, com parceria público privada e recursos do acordo de reparação do rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho.

O governador Zema afirmou, durante cerimônia do anúncio na Igreja Padre Eustáquio, que o equipamento é moderno e o recursos já está em caixa.

“Um hospital moderno, que vai incluir quatro unidades antigas que hoje operam com uma série de dificuldades e burocracias. Será inaugurado pelo meu sucessor, mas já vou deixar o plano e os recursos reservados para que ele venha a se concretizar. Melhorar a saúde do mineiro é uma meta constante.

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti explica o que acontecerá com os prédios dos outros hospitais.

“Temos quatro hospitais sendo concentrados neste complexo hospitalar. O João Paulo II será a forma de ampliar o João XXIII, a maternidade Odete Valadares, que é tombada, será devolvida à União, e o Hospital Alberto Cavalcanti e Eduardo de Menezes já temos as conversas com o município, para convertermos em um equipamento de saúde no bairro Carlos Prates”, explicou.

Nova estrutura

Renata Dias, presidente da Fundação Hospitalar do Estado, fala sobre os números que o complexo vai conseguir oferecer.

“Nossa expectativa é que o complexo tenha mais de 60 consultórios, vamos ter mais de 20 mil consultas e 30 mil internações por mês. Um hospital que atende pediatria, maternidade e infectologia”, disse.

Além disso, o governo diz que o espaço vai conseguir comportar 200 mil consultas especializadas, 30 mil internações e mais de 2 milhões de exames.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.