O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, em cerimônia na manhã desta sexta-feira (6), o projeto para a construção do Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (Hope), unidade pública que terá estrutura para as áreas de oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher.
O novo complexo vai ficar no bairro Gameleira, região Oeste, próximo às avenidas Amazonas e Tereza Cristina. De acordo com o projeto, quatro hospitais antigos vão se tornar um só e o investimento será de R$1 bilhão, com parceria público privada e recursos do acordo de reparação do rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho.
O governador Zema afirmou, durante cerimônia do anúncio na Igreja Padre Eustáquio, que o equipamento é moderno e o recursos já está em caixa.
“Um hospital moderno, que vai incluir quatro unidades antigas que hoje operam com uma série de dificuldades e burocracias. Será inaugurado pelo meu sucessor, mas já vou deixar o plano e os recursos reservados para que ele venha a se concretizar. Melhorar a saúde do mineiro é uma meta constante.
O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti explica o que acontecerá com os prédios dos outros hospitais.
“Temos quatro hospitais sendo concentrados neste complexo hospitalar. O João Paulo II será a forma de ampliar o João XXIII, a maternidade Odete Valadares, que é tombada, será devolvida à União, e o Hospital Alberto Cavalcanti e Eduardo de Menezes já temos as conversas com o município, para convertermos em um equipamento de saúde no bairro Carlos Prates”, explicou.
Nova estrutura
Renata Dias, presidente da Fundação Hospitalar do Estado, fala sobre os números que o complexo vai conseguir oferecer.
“Nossa expectativa é que o complexo tenha mais de 60 consultórios, vamos ter mais de 20 mil consultas e 30 mil internações por mês. Um hospital que atende pediatria, maternidade e infectologia”, disse.
Além disso, o governo diz que o espaço vai conseguir comportar 200 mil consultas especializadas, 30 mil internações e mais de 2 milhões de exames.