O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), foi eleito nesta sexta-feira (4) como o novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). A eleição ocorreu na sede da entidade em Belo Horizonte e contou com a participação de 649 prefeitos. Falcão obteve 361 votos, superando o ex-prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro, que tentava a reeleição e recebeu 288 votos.
Falcão enfatizou a necessidade de revisão do pacto federativo, destacando que apenas cerca de 10% dos impostos arrecadados ficam nos municípios, enquanto mais de 20% vão para os governos estaduais e quase 70% para o governo federal. Ele ressaltou a importância de aproximar a tomada de decisão dos locais onde os recursos são gerados e utilizados:
“Percebam que a tomada de decisão está muito distante de onde o imposto é gerado, de onde o imposto é recolhido. É no município que ocorre a geração do emprego, é no município que ocorre a geração de riqueza, é no município que também acontece a pobreza”.
Falcão também propôs a revisão dos critérios de divisão de recursos, com foco especial nos municípios menores que enfrentam dificuldades financeiras.
“Os municípios médios e grandes têm as suas próprias ferramentas. Eles têm recurso próprio, eles têm uma equipe mais adequada. Já os menores municípios dependem de recursos vinculados e têm pouquíssima margem para fazer até o que é básico”.
O novo presidente da AMM destacou a importância de uma gestão mais proativa e próxima dos municípios, sugerindo que a associação deve buscar ativamente atender às necessidades das cidades.
“A AMM é que tem que ir atrás dos municípios, não são os municípios que têm que vir atrás da AMM”, afirmou.