Ouvindo...

Na TV, Lula defende o Pix, alvo de investigação dos EUA: ‘Patrimônio do nosso povo’

Método criado pelo Banco Central foi citado pelos EUA como uma das razãoes para uma investigação comercial contra o brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento na TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira (17) para defender o Pix. O método de pagamento foi citado como uma das causas para a abertura de uma investigação comercial pelos Estados Unidos.

“Além disso, o Pix é do Brasil. Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo”, declarou o petista.

Na terça-feira (15), o escritório do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) anunciou a abertura de uma investigação sobre o que considerou práticas comerciais “desleais” do Brasil.

Leia também

Uma das razões apontadas para a apuração é de que “serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo” prejudicam as empresas americanas, em uma referência ao Pix.

Hoje, em evento na Bahia, Lula já havia afirmado que Trump se preocupa com o método de pagamento pelo potencial de “acabar com o uso do cartão de crédito”.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.