Ouvindo...

Trump divulga carta para Bolsonaro e diz que ‘julgamento deveria acabar imediatamente’

Presidente dos EUA voltou a dizer que o aliado brasileiro recebe um ‘tratamento terrível’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em encontro com Donald Trump, em junho de 2019

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma carta em sua rede social, Truth Social, nesta quinta-feira (17), endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No texto, o republicano volta a dizer que o aliado brasileiro recebe um “tratamento terrível” e pede novamente o fim do processo contra o ex-governante no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.

“Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, diz o presidente americano.

Leia também

Trump diz ainda ter expressado “fortemente” sua desaprovação à situação de Bolsonaro publicamente e por meio da política tarifária.

“É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, conclui.

Leia a íntegra da carta:

“Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília

Prezado Sr. Bolsonaro:

Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.

Compartilho seu compromisso com ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.

Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA”

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.