Ouvindo...

Saiba o que Álvaro Damião vai discutir com Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, nesta quarta-feira

O prefeito também deve se encontrar com representantes da Meta, dona do Facebook, para discutir soluções tecnológicas para Belo Horizonte

Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de Belo Horizonte.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), irá participar de uma reunião com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nesta quarta-feira (21) para discutir o modelo do Smart Sampa, o sistema de monitoramento da capital paulista.

O encontro terá, como objetivo, entender como o projeto funciona no município para estudar a aplicação de um modelo similar em BH.

As boas ideias serão levadas para Belo Horizonte. No nosso mandato teremos a humildade de reconhecer o que está sendo feito de bom, fora da nossa cidade, para que a gente possa trazer e incluir no nosso dia a dia”.
— disse para a Itatiaia.

Na última terça-feira (20), Damião cumpriu agenda em Brasília. Ele participou da Marcha dos Prefeitos e também teve uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre a municipalização do Anel Rodoviário.

Leia também

Segundo o prefeito, após o encontro com Nunes, será feito uma segunda reunião na sede da Meta, dona do Facebook, em que será apresentado soluções de tecnologia para Belo Horizonte.

O que é o Smart Sampa?

O Smart Sampa é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo que, através de um sistema de câmeras inteligentes, tem como objetivo garantir uma “pronta resposta” na segurança pública da capital paulista.

Atualmente, são cerca de 25 mil câmeras espalhadas pela cidade. O programa, com ajuda da inteligência artificial, consegue identificar suspeitos e “monitorar” áreas estratégicas de forma integrada com os órgãos de segurança.

O monitoramento é feito por, aproximadamente, 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Defesa Civil, que acompanham as ocorrências em tempo real, 24 horas por dia.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.