Ouvindo...

99 descumpre decreto e oferece viagens de moto em SP; Nunes diz que irá acionar a Justiça

Durante uma agenda nesta terça-feira, Ricardo Nunes afirmou que não irá permitir que a empresa faça uma “carnificina” na cidade de São Paulo

A 99, empresa de transporte, anunciou nesta terça-feira (14) o início das atividades com moto na cidade de São Paulo, o que contraria uma determinação da prefeitura.

Em 2023, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretou a proibição do serviço de mototáxi e moto aplicativo em todo município. A justificativa, dada pela gestão municipal, é de que a modalidade impacta a segurança das pessoas na rua da cidade.

Segundo a prefeitura, qualquer empresa que ofereça o serviço de transporte de passageiros por moto está sujeita a sanções administrativas e até o descredenciamento para operar no município.

Leia também

A companhia diz que o serviço 99Moto começou a ser implantado de forma gradual às 9h. De acordo com a empresa, a primeira viagem teve o percurso de 6,8 km e foi feito em 12 minutos.

Em nota, enviada para a Itatiaia, a 99 informou que todas as corridas são protegidas por um seguro, e, em caso de acidentes, existe um protocolo rígido de atendimento, incluindo suporte financeiro para os envolvidos.

Durante uma agenda, o prefeito afirmou que irá acionar a Justiça contra a 99 e demais empresas que violarem o decreto.

“Não é possível que uma empresa venha para a cidade de São Paulo e queira, sem nenhuma autorização, achar que aqui ela vai fazer o que ela deseja. Não vai fazer”
Ricardo Nunes.

A reportagem procurou a prefeitura de São Paulo, mas ainda não tivemos retorno.

Confira a nota da 99 na íntegra:

A 99 opera com a 99Moto desde 2022, tendo realizado mais de 1 bilhão de viagens em cerca de 3.300 municípios. Durante esse período, foi comprovado que a tecnologia deixa o modal mais seguro. Em 2024, apenas 0,0003% das corridas tiveram algum acidente de trânsito. Isso foi possível graças às 50 funcionalidades de segurança, incluindo: alerta de velocidade, que emite avisos em casos de excesso; governança contra direção perigosa no trânsito, que promove a conscientização e, se necessário, também bloqueios a motociclistas imprudentes; cursos e orientações preventivas sobre direção; além de checagem de dados, monitoramento das corridas; entre outros.

O Brasil possui 32,5 milhões de motociclistas e, segundo a Senatran, metade deles sem CNH.

Na 99, todos os condutores são devidamente habilitados. As maiores plataformas de mobilidade e entrega do país contam com cerca de 800 mil motociclistas, menos de 3% do total.

A 99 tem o compromisso ininterrupto de aprimorar suas ferramentas e promover viagens cada vez mais seguras. Todas as corridas realizadas pelo app estão protegidas por seguro e, em caso e acidentes, a 99 segue um protocolo rígido de atendimento, que inclui suporte financeiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais