Ouvindo...

99 descumpre decreto e oferece viagens de moto em SP; Nunes diz que irá acionar a Justiça

Durante uma agenda nesta terça-feira, Ricardo Nunes afirmou que não irá permitir que a empresa faça uma “carnificina” na cidade de São Paulo

O decreto, de 2023, alegava que a modalidade impactava a segurança da população

A 99, empresa de transporte, anunciou nesta terça-feira (14) o início das atividades com moto na cidade de São Paulo, o que contraria uma determinação da prefeitura.

Em 2023, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretou a proibição do serviço de mototáxi e moto aplicativo em todo município. A justificativa, dada pela gestão municipal, é de que a modalidade impacta a segurança das pessoas na rua da cidade.

Segundo a prefeitura, qualquer empresa que ofereça o serviço de transporte de passageiros por moto está sujeita a sanções administrativas e até o descredenciamento para operar no município.

Leia também

A companhia diz que o serviço 99Moto começou a ser implantado de forma gradual às 9h. De acordo com a empresa, a primeira viagem teve o percurso de 6,8 km e foi feito em 12 minutos.

Em nota, enviada para a Itatiaia, a 99 informou que todas as corridas são protegidas por um seguro, e, em caso de acidentes, existe um protocolo rígido de atendimento, incluindo suporte financeiro para os envolvidos.

Durante uma agenda, o prefeito afirmou que irá acionar a Justiça contra a 99 e demais empresas que violarem o decreto.

A reportagem procurou a prefeitura de São Paulo, mas ainda não tivemos retorno.

Confira a nota da 99 na íntegra:

A 99 opera com a 99Moto desde 2022, tendo realizado mais de 1 bilhão de viagens em cerca de 3.300 municípios. Durante esse período, foi comprovado que a tecnologia deixa o modal mais seguro. Em 2024, apenas 0,0003% das corridas tiveram algum acidente de trânsito. Isso foi possível graças às 50 funcionalidades de segurança, incluindo: alerta de velocidade, que emite avisos em casos de excesso; governança contra direção perigosa no trânsito, que promove a conscientização e, se necessário, também bloqueios a motociclistas imprudentes; cursos e orientações preventivas sobre direção; além de checagem de dados, monitoramento das corridas; entre outros.

O Brasil possui 32,5 milhões de motociclistas e, segundo a Senatran, metade deles sem CNH.

Na 99, todos os condutores são devidamente habilitados. As maiores plataformas de mobilidade e entrega do país contam com cerca de 800 mil motociclistas, menos de 3% do total.

A 99 tem o compromisso ininterrupto de aprimorar suas ferramentas e promover viagens cada vez mais seguras. Todas as corridas realizadas pelo app estão protegidas por seguro e, em caso e acidentes, a 99 segue um protocolo rígido de atendimento, que inclui suporte financeiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.