Ouvindo...

Oposição espera que federalização da Codemig ‘resolva’ Propag sem ‘depender de outras estatais’

Sete projetos que viabilizam a entrada de Minas Gerais ao Propag começam a tramitar na ALMG na próxima segunda-feira (26), incluindo o da federalização da Companhia

Ulysses Gomes, líder da oposição na Assembleia Legislativa.

Após o presidente da Assembleia Legislativa (ALMG), Tadeu Leite (MDB), confirmar o início da tramitação de parte dos projetos de lei que viabilizam a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), o líder da oposição, deputado Ulysses Gomes (PT), afirmou que o bloco espera que a federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) seja suficiente para que outras estatais não sejam afetadas.

De acordo com ele, o objetivo é mostrar para o governo federal que a Codemig é “valiosa” para o estado e agregar valor a companhia. “Já começamos essa tratativa do Ministério da Fazenda, mostrando o quão é importante a Codemig para Minas Gerais, o quanto ela é valiosa, o quanto ela pode significar de benefício também para a União com mais investimentos e, nesse sentido, provando a possibilidade de, quem sabe, de uma valorização ainda maior”, afirmou.

A expectativa, segundo o deputado, é que com a federalização da Codemig, outras empresas públicas, como a Copasa e a Cemig, sejam “poupadas”. "É uma expectativa nossa a gente possa, a partir da Companhia e dos projetos que o presidente anunciou que irão tramitar, quem sabe, resolver a situação do Propag sem depender de outras estatais”, afirmou.

Leia também

O presidente da ALMG afirmou que a tramitação dos projetos relacionados ao Propag começa na próxima segunda-feira (26). Sete dos textos referentes a negociação serão pautados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Tadeu Leite, no entanto, disse que projetos que envolvem a Cemig e a Copasa, por exemplo, são mais complexos e mais polêmicos e, por isso, ficarão para um segundo momento.

O programa permite o abatimento imediato de 20% das dívidas através da federalização de ativos.

Veja os projetos do Propag que começam a tramitar na próxima semana:

  • Texto-base, que permite saída do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e entrada no Propag;
  • Texto que autoriza a federalização da Codemig;
  • Texto que autoriza a federalização da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge);
  • Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a transferência, à União, do direito de lavra pertencente à Codemig;
  • Autorização para a transferência de imóveis à União;
  • Autorização para a transferência de créditos tributários;
  • Autorização para a transferência de créditos referentes a compensações previdenciárias.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.