Ouvindo...

Zema pede CPI após demissão de Lupi e volta a criticar governo Lula

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema foi às redes sociais comentar a demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou o pedido de demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), nesta sexta-feira (2), após o escândalo de fraudes no INSS.

“Mais de R$ 6 bilhões foram desviados do INSS e só um ministro caiu? Mais uma vez a corrupção mostra sua cara no governo do PT”, declarou o chefe do Palácio Tiradentes.

Leia também

“Queremos CPI, investigação sem blindagem e cadeia para quem roubou. Roubar aposentado é covardia. Proteger ‘companheiro’ corrupto é cumplicidade”, acrescentou Zema.

Demissão de Lupi

O ministro Carlos Lupi pediu demissão nesta sexta-feira após uma reunião reclusa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde a escalada da polêmica envolvendo um esquema no INSS, o chefe da pasta da Previdência vivia sob pressão para que deixasse o ministério. Ele é acusado pela oposição ao governo Lula de se omitir diante das denúncias.

Em audiência na Câmara na última terça-feira (29), o pedetista negou as alegações e disse que a operação da Polícia Federal com a Controladoria-Geral da União (CGU) só foi possível porque ele determinou uma auditoria no INSS em 2024.

Em nota divulgada nas redes, Lupi ainda afirmou esperar que as investigações sigam seu “curso natural”, que identifiquem os responsáveis e os punam “com rigor”.

“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente”, afirmou.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.