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Anel Rodoviário: Lula deve oficializar municipalização em visita a BH ainda no primeiro semestre

O prefeito de BH, Álvaro Damião, esteve em Brasília e cobrou urgência ao governo federal para resolver as etapas burocráticas da transferência

A prefeitura acredita que a municipalização da via irá permitir um maior controle do tráfego e também a redução de acidentes

O presidente Lula (PT) deve vir a Minas Gerais novamente ainda neste primeiro semestre para oficializar a entrega do Anel Rodoviário à Prefeitura de Belo Horizonte.

Na última quarta-feira (23), Álvaro Damião (União Brasil) e outros prefeitos de cidades da região metropolitana participaram de uma “força-tarefa” em Brasília para discutir e buscar avanços em projetos entre os municípios e o governo federal. Diversos ministros e secretarias foram “alvos” dos gestores, especialmente os das pastas da Saúde, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e também das Cidades.

Acompanhado de vereadores da bancada do PT na Câmara Municipal, Damião também se encontrou com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), para tratar da “urgência” da municipalização da rodovia, que atualmente é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na reunião, Hoffmann prometeu “destravar” os trâmites e reafirmou o compromisso do governo Lula com a construção de dois viadutos no Anel, obra que será feita pela PBH, mas com verbas federais.

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A mudança na gestão do Anel Rodoviário foi uma das bandeiras levantadas pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), antes mesmo das eleições municipais de 2024.

Após vencer o segundo turno, uma das primeiras agendas de Fuad, em novembro de 2024, foi ir até Brasília para conversar diretamente com o presidente Lula e também com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e cobrar agilidade na municipalização.

Neste ano, em fevereiro de 2025, a Prefeitura de BH, representada por Damião, foi novamente à capital federal para uma reunião com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e oficializou o interesse da cidade em gerir o trecho.

Mudanças previstas

Entre as mudanças que devem ocorrer no Anel Rodoviário com a municipalização, e que já estão sendo estudadas pela PBH, estão:

  • Criação de faixas exclusivas para caminhões, com fiscalização para evitar que veículos pesados se misturem com carros;
  • Construção de uma ou duas novas áreas de escape;
  • Redução da velocidade na via, que passaria dos atuais 80 km/h para 70 km/h ou 60 km/h (limites que ainda estão sendo avaliados).

O plano da Prefeitura é que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Sumob) tenha uma diretoria responsável exclusivamente pelo Anel.

Com a gestão municipal, a ideia é adaptar o trecho para funcionar como uma avenida da capital mineira, com um trânsito mais controlado e com menos acidentes.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.