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Anel Rodoviário: Lula deve oficializar municipalização em visita a BH ainda no primeiro semestre

O prefeito de BH, Álvaro Damião, esteve em Brasília e cobrou urgência ao governo federal para resolver as etapas burocráticas da transferência

A prefeitura acredita que a municipalização da via irá permitir um maior controle do tráfego e também a redução de acidentes

O presidente Lula (PT) deve vir a Minas Gerais novamente ainda neste primeiro semestre para oficializar a entrega do Anel Rodoviário à Prefeitura de Belo Horizonte.

Na última quarta-feira (23), Álvaro Damião (União Brasil) e outros prefeitos de cidades da região metropolitana participaram de uma “força-tarefa” em Brasília para discutir e buscar avanços em projetos entre os municípios e o governo federal. Diversos ministros e secretarias foram “alvos” dos gestores, especialmente os das pastas da Saúde, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e também das Cidades.

Acompanhado de vereadores da bancada do PT na Câmara Municipal, Damião também se encontrou com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), para tratar da “urgência” da municipalização da rodovia, que atualmente é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na reunião, Hoffmann prometeu “destravar” os trâmites e reafirmou o compromisso do governo Lula com a construção de dois viadutos no Anel, obra que será feita pela PBH, mas com verbas federais.

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A mudança na gestão do Anel Rodoviário foi uma das bandeiras levantadas pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), antes mesmo das eleições municipais de 2024.

Após vencer o segundo turno, uma das primeiras agendas de Fuad, em novembro de 2024, foi ir até Brasília para conversar diretamente com o presidente Lula e também com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e cobrar agilidade na municipalização.

Neste ano, em fevereiro de 2025, a Prefeitura de BH, representada por Damião, foi novamente à capital federal para uma reunião com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e oficializou o interesse da cidade em gerir o trecho.

Mudanças previstas

Entre as mudanças que devem ocorrer no Anel Rodoviário com a municipalização, e que já estão sendo estudadas pela PBH, estão:

  • Criação de faixas exclusivas para caminhões, com fiscalização para evitar que veículos pesados se misturem com carros;
  • Construção de uma ou duas novas áreas de escape;
  • Redução da velocidade na via, que passaria dos atuais 80 km/h para 70 km/h ou 60 km/h (limites que ainda estão sendo avaliados).

O plano da Prefeitura é que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Sumob) tenha uma diretoria responsável exclusivamente pelo Anel.

Com a gestão municipal, a ideia é adaptar o trecho para funcionar como uma avenida da capital mineira, com um trânsito mais controlado e com menos acidentes.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.