O presidente Lula (PT) deve vir a Minas Gerais novamente ainda neste primeiro semestre para oficializar a
Na última quarta-feira (23),
Acompanhado de
Na reunião, Hoffmann prometeu “destravar” os trâmites e reafirmou o compromisso do governo Lula com a construção de dois viadutos no Anel, obra que será feita pela PBH, mas com verbas federais.
A mudança na gestão do
Após vencer o segundo turno, uma das primeiras agendas de Fuad, em novembro de 2024, foi ir até Brasília para conversar diretamente com o presidente Lula e também com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e cobrar agilidade na municipalização.
Neste ano, em fevereiro de 2025, a Prefeitura de BH, representada por Damião, foi novamente à capital federal para uma reunião com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e oficializou o interesse da cidade em gerir o trecho.
Mudanças previstas
Entre as mudanças que devem ocorrer no Anel Rodoviário com a municipalização, e que já estão sendo estudadas pela PBH, estão:
- Criação de faixas exclusivas para caminhões, com fiscalização para evitar que veículos pesados se misturem com carros;
- Construção de uma ou duas novas áreas de escape;
- Redução da velocidade na via, que passaria dos atuais 80 km/h para 70 km/h ou 60 km/h (limites que ainda estão sendo avaliados).
O plano da Prefeitura é que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Sumob) tenha uma diretoria responsável exclusivamente pelo Anel.
Com a gestão municipal, a ideia é adaptar o trecho para funcionar como uma avenida da capital mineira, com um trânsito mais controlado e com menos acidentes.