Ouvindo...

Projeto que transforma antigo Aeroporto Carlos Prates em bairro avança em Brasília

Segundo o vereador Bruno Pedralva (PT), ficou acertado, após reunião em Brasília, o plantio de uma árvore por habitante da regional Noroeste no novo bairro

Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira no Antigo Aeroporto Carlos Prates.

O terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, terá, além da construção de 4.500 moradias populares, a plantação de uma árvore para cada habitante da regional Noroeste da capital mineira. A informação foi dada pelo vereador Bruno Pedralva (PT) durante entrevista exclusiva à Itatiaia, na inauguração do estúdio Aparecida Ferreira, em Brasília.

A previsão da Prefeitura de Belo Horizonte, anunciada anteriormente, é que o espaço, desativado em 2023, seja transformado em um novo bairro até 2030.

O projeto foi uma das bandeiras do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e agora segue sob responsabilidade do atual gestor, Álvaro Damião (União Brasil).

Na última quarta-feira (16), o governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a liberação de recursos da ordem de R$ 7 milhões para financiar a contratação de estudos voltados à implementação do bairro.

Leia também

O aval dado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, determina que o valor será destinado à elaboração de quatro estudos técnicos que visam à estruturação do espaço do antigo aeroporto.

A previsão é que esses estudos sejam concluídos em 2026.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a intenção é que o terreno abrigue habitações populares, áreas verdes, equipamentos públicos e soluções inteligentes para mobilidade e infraestrutura.

O vereador Bruno Pedralva, junto a outros parlamentares da bancada do PT na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) — como os vereadores Luiza Dulci e Pedro Rousseff —, está em Brasília para reuniões com o governo Lula (PT) e também com o prefeito Álvaro Damião.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.