Ouvindo...

Medalha da Inconfidência: saiba como surgiu a principal condecoração do governo de Minas

A honraria reconhece pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do estado mineiro

No último ano, 171 personalidades foram agraciadas com a condecoração.

A entrega da Medalha da Inconfidência é a mais alta honraria concedida pelo governo de Minas Gerais. A cerimônia acontece, todos os anos, no dia 21 de abril — neste ano será na próxima segunda-feira —, no feriado de Tiradentes, no município de Ouro Preto.

Tradicional desde a década de 1950

A entrega da medalha foi criada em 1952 pelo então governador do estado Juscelino Kubitschek para ser entregue sempre no dia 21 de abril.

A escolha da data não é em vão. Neste mesmo dia, em 1792, Joaquim José da Silva Martins, o Tiradentes, foi morto no Rio de Janeiro.

Ele é uma das figuras centrais da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como cenário principal a cidade de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.

Leia também

A cabeça de Tiradentes foi exposta em praça pública no município que, atualmente, tem uma estátua em sua homenagem.

E

A condecoração da Inconfidência tem quatro níveis: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Neste ano, o presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (PP), será homenageado com a Grande Medalha. O convite foi feito pessoalmente pelo governador Romeu Zema (Novo) durante uma agenda em Brasília.

Os condecorados são indicados pelo Conselho Permanente da Medalha, indicados pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Tadeu Leite Martins (MDB), e formado por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais — Executivo, Legislativo e Judiciário — de universidades e outras instituições.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.