Ouvindo...

Medalha da Inconfidência 2025: homenageados serão definidos até segunda (17)

Cada membro do Conselho Permanente, responsável por escolher os homenageados, pode escolher até cinco nomes

A Medalha da Inconfidência é concedida anualmente pelo governo de Minas

Os integrantes do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência devem indicar até a próxima segunda-feira (17) os nomes das personalidades que serão homenageadas com a honraria neste ano.

A cerimônia de entrega está marcada para o dia 21 de abril, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

O Conselho Permanente é composto por dirigentes dos três poderes estaduais, além de representantes de universidades, dentre outras instituições. Cada membro do conselho pode escolher até cinco nomes, e no total, 170 personalidades serão condecoradas.

Solenidade manterá dois momentos

Assim como nos anos anteriores, a cerimônia contará com duas etapas. A primeira será um ato cívico na Praça Tiradentes e, em seguida, a entrega das medalhas no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Leia também

História da Medalha da Inconfidência

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é concedida anualmente pelo governo de Minas Gerais a pessoas e instituições que se destacam por contribuições ao desenvolvimento do estado e do país.

A data de entrega da medalha remete à execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em 21 de abril de 1792.

A honraria é dividida em quatro graus: Grande Colar; Grande Medalha; Medalha de Honra; e Medalha da Inconfidência.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.