O dia de Tiradentes é comemorado nesta sexta-feira (21), data em que o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes da Inconfidência Mineira, foi morto a mando da Coroa Portuguesa. E com a chegada da data, muitas pessoas podem se perguntar: afinal, 21 de abril é feriado ou ponto facultativo?
O Dia de Tiradentes é considerado feriado nacional desde 6 de abril de 1949, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra sancionou a lei n. 662, proposta pelo Congresso Nacional. A mesma lei determinou que os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro também fossem considerados feriados nacionais.
Quem foi Tiradentes?
Nascido em 1746, Joaquim José da Silva Xavier aprendeu o ofício de tirar dentes com o padrinho que o criou. Aos 29 anos, entrou para a carreira militar como alferes, patente mais baixa do exército. Insatisfeito com a falta de reconhecimento, Tiradentes se reuniu com outros revoltosos de Vila Rica (atual Ouro Preto) e organizou a Inconfidência Mineira.
O plano não deu certo e a Coroa Portuguesa prendeu vários dos conspiradores. O único condenado à morte foi Tiradentes, que ficou preso por quase três anos antes de ser enforcado, decapitado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. A tão sonhada independência viria 30 anos depois.