A
Atualmente, Leona fica sozinha no recinto, mas já dividiu espaço com outros três animais em anos anteriores.
Ela foi criada junto com os pais, Darah e Sadam, e depois dividiu a jaula com um leão macho durante alguns meses. Os três já morreram.
O que aconteceu?
Um jovem conhecido como “Vaqueirinho”, de 19 anos , foi morto neste domingo (30) depois de escalar uma parede de mais de 6 metros para invadir o recinto de Leona, no zoológico de João Pessoa.
Vídeos gravados por visitantes do zoológico mostram o momento que ele desce em uma árvore e é atacado pelo animal. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio.
De acordo o veterinário do parque, Thiago Nery, Leona é treinada para ser contida sem uso de arma de fogo, mas a situação de hoje foi imprevisível, e o choque e estresse causados impactou no tempo da assistência. Ele garantiu que o animal esta bem e sendo assistido pela equipe técnica do zoológico.
Em nota, o parque informou que permanecerá fechado para visitação até a conclusão das investigações, e se solidarizou com a família da vítima.
Segundo o portal ClickPB, na última semana,“Vaqueirinho” foi preso pela Polícia Militar por tentar danificar dois caixas eletrônicos no bairro Mangabeira. Ele foi levado para a Central de Polícia, no Geisel, e logo depois solto após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Pouco tempo depois ele foi preso novamente ao apedrejar uma viatura viatura da PM próxima à Central de Flagrantes, que, inclusive, quebrou parte do vidro anterior do carro. Ele
Veja a nota completa do Bica:
“O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) lamenta profundamente o ocorrido na manhã deste domingo (30), quando um homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa, vindo a óbito. Trata-se de um episódio extremamente triste para todos, e manifestamos nossa solidariedade e sentimentos à família e aos amigos do homem, ainda não identificado.
Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado, seguindo todos os protocolos de segurança. As equipes acionaram as autoridades competentes e prestaram o suporte necessário para o atendimento e o trabalho da perícia.
Informamos que a Bica permanecerá fechada para visitação até a conclusão das investigações e dos procedimentos oficiais, prezando pela transparência e pelo compromisso com a segurança de nossos visitantes, colaboradores e animais.
Reforçamos que o parque segue normas técnicas e padrões de segurança rigorosos, e estamos colaborando integralmente com todos os órgãos responsáveis para o esclarecimento dos fatos.
O Parque Arruda Câmara se solidariza com a família do rapaz que faleceu, lamenta profundamente a perda e deseja força neste momento difícil”.